May 16 - 18, 2024 Brasilia - Brazil

Maria Antonieta Regral Dutra Award

Awarded 2024

Dra. Luciana Holtz de Camargo Barros

Luciana Holtz de Camargo Barros é psicóloga, especializada em Psicologia Hospitalar, Psico-Oncologia e Bioética. Atuou como psico-oncologista, atendendo e orientando pacientes com câncer e seus familiares até 2010 em instituições públicas e privadas. Em 2003, Holtz fundou o Oncoguia, uma organização de defesa dos direitos dos pacientes com câncer reconhecida internacionalmente em São Paulo, Brasil, que apoia pacientes e suas famílias. A iniciativa surgiu em resposta à sua prática em psico-oncologista quando seus pacientes vinham após um diagnóstico de câncer com informações imprecisas que levavam à depressão e outros esses. O portal surge como site de referência para fornecer informações precisas, de qualidade e de fácil compreensão sobre como viver bem durante a jornada do câncer. Em 2009 o Instituto Oncoguia é lançado e portal Oncoguia é um dos principais projetos da ONG.

A Oncoguia desenvolve programas e iniciativas de defesa relacionados à promoção da saúde, prevenção de doenças, bem-estar e direitos dos pacientes, que buscam aumentar o acesso a informações de qualidade, educar a comunidade, fornecer serviços de apoio para capacitar os pacientes e influenciar e melhorar as políticas públicas relacionadas ao câncer. A Oncoguia apoia, informa e defende os direitos dos pacientes por meio de uma variedade de canais, incluindo o Portal Oncoguia, campanhas educacionais em mídias sociais, fóruns de políticas públicas multi-stakeholder e o Programa Nacional de Suporte Multi-Plataforma para Pacientes com Câncer e suas Famílias, que é uma linha direta gratuita que oferece informações de qualidade, recursos e assistência aos pacientes e famílias.

O Oncoguia lançou em 2023 o Programa de Navegação Leiga para tumores femininos no Instituto de Câncer Dr. Arnaldo (ICAVC), em São Paulo, iniciativa que visa acompanhar pacientes com câncer e auxiliá-las a superar desafios no acesso a serviços de saúde.

Além de sua atuação no Instituto Oncoguia, foi gerente foi gerente nacional do Programa Global da Susan G. Komen para Conscientização sobre o Câncer de Mama no Brasil (2007-2012). A organização criada em 1982, organização que aborda o câncer de mama em várias frentes, como pesquisa, saúde comunitária, alcance global e iniciativas de políticas públicas, a fim de causar o maior impacto contra essa doença.

Durante sua carreira, recebeu os prêmios: Prêmio Jimmy Holland da Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia (2018); XII Prêmio Excelência Mulher, Centro das Indústrias do Estado de São Paulo – Diretoria Distrital Sul e a Fraternidade Aliança – pr. (2016) e ASHOKA Empreendedores Sociais: Rede ASHOKA – prêmio em reconhecimento a sua visão, seu compromisso e suas soluções inovadoras a alguns dos maiores desafios da sociedade., Rede ASHOKA. (2015)

Awarded 2023

Dr. Ricardo Caponeiro

Clinical Oncologist Titled by AMB; Master in Molecular Oncology; 
Oncologist at the Medical Oncology Clinic; Scientific Director of the Brazilian Association of Palliative Care;
President of the Scientific Council of FEMAMA and Instituto Viver Hoje; Director of the Advanced Center for Supportive Therapy and Integrative Medicine at Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Awarded 2022

Dra. Maira Caleffi

É graduada em Medicina pela PUC-RS 1981, fez residência em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Especialização na área de mastologia no Guy’s Hospital em Londres. Doutorado na Universidade de Londres e pós-doutorado em genética e câncer de mama na Vanderbilt University nos EUA. Desde 2003 é Chefe do Núcleo da Mama do Hospital Moinhos de Vento em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Destaca-se como uma ativista em prol dos direitos dos pacientes oncológicos no Brasil desde a década de 1990. Idealizou o Instituto da Mama do Rio Grande do Sul – IMAMA, fundado há 29 anos, e a FEMAMA que busca ampliar o acesso ágil e adequado ao diagnóstico e ao tratamento do câncer de mama para todas as pacientes e, com isso, reduzir os índices de mortalidade pela doença no Brasil.

Através de sua participação na FEMAMA como presidente voluntária e fundadora, tomou a iniciativa de promover ações em diversas cidades simultaneamente. Em parceria com ONGs associadas conquistou a aprovação de Leis como por exemplo a Lei dos 60 dias que limita o prazo para início do tratamento pelo SUS.

Maira Caleffi fez parte do board de 2012 a 2018 da União Internacional de Controle do Câncer, sediada em Genebra, na Suíça. Estas conexões trazem para o Brasil experiências, projetos e oportunidades em relação ao cenário do câncer.

Destas, podemos destacar o City Cancer Chalenger , uma metodologia aplicada em várias cidades do mundo, que trouxe para Porto Alegre, a oportunidade de participar de um processo para identificar, projetar e desenvolver soluções sustentáveis para o tratamento do câncer, e que respondam às necessidades da cidade, com estratégias definidas em melhorar o diagnóstico precoce do câncer e reduzir a inequidade do acesso. Para dar continuidade ao projeto das cidades, foi fundado o Instituto de Governança e Controle do Câncer, do qual Maira é presidente do Conselho em fevereiro de 2022.