May 16 - 18, 2024 Brasilia - Brazil

Maria Antonieta Regral Dutra Award

Awarded 2023

Clinical Oncologist Titled by AMB; Master in Molecular Oncology; 
Oncologist at the Medical Oncology Clinic; Scientific Director of the Brazilian Association of Palliative Care;
President of the Scientific Council of FEMAMA and Instituto Viver Hoje; Director of the Advanced Center for Supportive Therapy and Integrative Medicine at Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Awarded 2022

É graduada em Medicina pela PUC-RS 1981, fez residência em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Especialização na área de mastologia no Guy’s Hospital em Londres. Doutorado na Universidade de Londres e pós-doutorado em genética e câncer de mama na Vanderbilt University nos EUA. Desde 2003 é Chefe do Núcleo da Mama do Hospital Moinhos de Vento em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Destaca-se como uma ativista em prol dos direitos dos pacientes oncológicos no Brasil desde a década de 1990. Idealizou o Instituto da Mama do Rio Grande do Sul – IMAMA, fundado há 29 anos, e a FEMAMA que busca ampliar o acesso ágil e adequado ao diagnóstico e ao tratamento do câncer de mama para todas as pacientes e, com isso, reduzir os índices de mortalidade pela doença no Brasil.

Através de sua participação na FEMAMA como presidente voluntária e fundadora, tomou a iniciativa de promover ações em diversas cidades simultaneamente. Em parceria com ONGs associadas conquistou a aprovação de Leis como por exemplo a Lei dos 60 dias que limita o prazo para início do tratamento pelo SUS.

Maira Caleffi fez parte do board de 2012 a 2018 da União Internacional de Controle do Câncer, sediada em Genebra, na Suíça. Estas conexões trazem para o Brasil experiências, projetos e oportunidades em relação ao cenário do câncer.

Destas, podemos destacar o City Cancer Chalenger , uma metodologia aplicada em várias cidades do mundo, que trouxe para Porto Alegre, a oportunidade de participar de um processo para identificar, projetar e desenvolver soluções sustentáveis para o tratamento do câncer, e que respondam às necessidades da cidade, com estratégias definidas em melhorar o diagnóstico precoce do câncer e reduzir a inequidade do acesso. Para dar continuidade ao projeto das cidades, foi fundado o Instituto de Governança e Controle do Câncer, do qual Maira é presidente do Conselho em fevereiro de 2022.